27 de fevereiro de 2014

Livros para Assistir: A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça


Ichabod Crane, um esguio e supersticioso professor, acaba chegando à vila de Sleepy Hollow, aonde se interessa por Katrina, filha do rico fazendeiro Baltus Van Tassel. O problema está em Brom Bones, que também deseja a mão de Katrina (e a fortuna do pai dela). Os dois trocam farpas e pregam peças um no outro, na disputa pela mão de Katrina. E então, vem o Cavaleiro...

Uma das adaptações do conto foi lançada em 1999, dirigida por ninguém menos que Tim Burton, e estrelada por Johnny Depp e Christina Ricci, além de uma série de estrelas em papéis menores. Aqui, Ichabod não é mais um professor, mas um detetive da polícia de Nova Iorque que investiga uma série de homicídios na cidadezinha de Sleepy Hollow. As diferenças não acabam aí, mas praticamente toda a história foi modificada por conta disso.

"Cabeças irão rolar."
Para quem já assistiu filmes que envolvam a parceria Burton-Depp sabe o que esperar desse. Clima sombrio, temas macabros, sangue, um leve toque de humor... A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça tem tudo disso, em doses adequadas e na medida certa. As atuações dos atores, especialmente Depp, são excelentes e, em um tópico não completamente relacionado, Christina Ricci está linda aqui.


Gosto muito da fotografia levemente azulada-acinzentada do filme, pois além de dar o clima sombrio, acaba sendo bastante agradável para a minha visão. A trilha sonora foi escrita por Danny Elfman e é curiosa por ser basicamente monotônica, consistindo de variações em cima do mesmo tema central e até ganhou premios. Completamente orquestrada, tende a pesar mais nos sons graves (contrabaixo, tuba etc), novamente, para dar o clima sombrio.


Sinceramente? Gosto muito mais dessa versão da história do que gostei do conto. O conto é basicamente uma elaborada disputa pela mão de Katrina (na verdade, pela fortuna Van Tassel), enquanto este filme é um thriller com algumas viradas de história bem feitas. Pode ser que isso venha de uma forte nostalgia, já que foi a primeira versão do Cavaleiro sem Cabeça que conheci. Recomendo bastante, que assistam ao filme.

Espero que tenham gostado, e até o mês que vem, com mais Livros para Assistir!

O Bode


____________________________________

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog