28 de novembro de 2013

Livros para Assistir: O Código Da Vinci


Quando o curador do Louvre é encontrado morto em meio ao museu, o simbologista Robert Langdon é chamado para ajudar nas investigações. Acontece que o código deixado pelo falecido começa a revelar uma antiga conspiração e segredos importantes. E aí que pessoas ligadas a organizações secretas começam a interferir, e algumas destas pessoas estão dispostas até a matar, literalmente, para que tais segredos permaneçam como estão.


O Código Da Vinci foi, sem dúvida, um livro que causou muita polêmica quando foi lançado. As razões são muitas, incluindo o conteúdo religioso, as imprecisões (para não dizer "erros" mesmo) históricas, e o fato de que o livro não é lá essas coisas todas... Ao menos, essa é a minha opinião. O fato é que isso tornou o livro um sucesso imenso, vendeu milhões de cópias e encheu os bolsos de Dan Brown.


Tanta polemica e fama levaram a um filme pouco tempo depois, estrelado por Tom Hanks e contando com um elenco de peso, que incluem Ian McKellen, Alfred Molina e Jean Reno. O filme também foi um sucesso estrondoso, com uma bilheteria de milhões, despertou uma nova onda de polemicas, pelas mesmas razões que o livro mas com um alcance maior, deu ainda mais publicidade para o livro e garantiu que todo mundo conhece o nome de Dan Brown.


A adaptação ficou bem fiel, respeitando as restrições inevitáveis. Personagens foram modificados, mas a história é basicamente a mesma. Achei que vários pequenos detalhes se perderam na adaptação, mas não atrapalha a compreensão da história. Vou dizer que ainda prefiro o livro, apenas pelo detalhe de você ter mais liberdade de parar e ir olhar as obras de arte mencionadas na história. Ao meu ver, o filme é um dos que eu chamo de "Filmes Sessão da Tarde": um livro que vai te manter entretido por algum tempo, mas que não vai te marcar especialmente.

Espero que tenham gostado, e até o mês que vem, com mais Livros para Assistir!

O Bode


____________________________________

 

Um comentário:

  1. Sempre tive a impressão de que o livro foi uma leitura pesada, devido aos comentários e tudo mais. Mas sua resenha me fez pensar o contrário e agora vou tentar tirar minha dúvida, tanto lendo o livro quanto assistindo ao filme. E também servirá para o meu desafio "Book 2 Movie".

    ResponderExcluir

Sobre

Livros, viagens, filosofia de botequim e causos da carochinha: o Coruja em Teto de Zinco Quente foi criado para ser um depósito de ideias, opiniões, debates e resmungos sobre a vida, o universo e tudo o mais. Para saber mais, clique aqui.

Cadastre seu email e receba a newsletter do blog

powered by TinyLetter

facebook

Arquivo do blog